sábado, 12 de setembro de 2015


Eu tirei esta foto. É uma foto de mim. É tão natural que eu a examine, escrutine, comente e critique. 

Quanto ao enquadramento: fica cortado o cotovelo. É um problema? Por certo deve haver recomendações sobre enquadramento do corpo humano em retratos. Vou pesquisar sobre isso. De qualquer forma, a pose pediu que o cotovelo fosse cortado.

No que diz respeito à regra dos terços: o bíceps está numa área privilegiada do quadro. E o olhar acompanha até o brinco, sutilmente realçado. Como se trata de um retrato acho que deixar o objeto centralizado é a melhor opção.

O plano de fundo está agradável. Nada que deturpe a atenção do olhar. O preto e branco funcionou muito bem pois retirou a atratividade dos objetos do quarto. Ainda assim, é possível reparar que o ambiente é íntimo: espelho, porta aberta, guarda-roupas, pôsteres. 

A posição da cabeça também inspira movimento. O olhar  direcionado à câmera, por um lado sem medo ou timidez, e por outro sem indulgência, mas com respeito. Talvez em outra composição tentar abaixar mais a cabeça, mais naturalidade. E o cabelo: por pouco não se fundiu ao fundo! O contraste deixou de existir porque ficou preto no preto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário