quinta-feira, 26 de maio de 2016

Alguns excertos (poesia e prosa) para serem pubicados

Com as palavras eu consigo
estar longe mas também ser próximo;
desenvolver velocidade sem acelerar;
pular alto e me manter suspenso no céu;
saltar em nuvens e não estar em sonho.

------------------------

Caudalosas nuvens pairam estáticas e douradas sobre nossas cabeças.
O entardecer lança fachos de sombra fosca sobre o cruzamento.

Vejo seres humanos como quem vê espíritos encarnados, com membros e órgãos, polegares opositores e potencialidades infinitas.
Acorrentados em torres de silêncio por leis de mercado que não podem controlar.

Vítreos globos oculares espreitam confusos. A lotação vem lotada de trabalhadores.

Trabalham por quê?; para quem e para quê?

Que querem eles?

Que hei eu de querer?

------------------------

A geometria e a Física, a arquitetura das cidades, a mecânica e, depois, os navios não foram idealizadas por quem estava entabulando conversa,  e sim por aqueles que passavam o tempo, absortos, cultivando pensamentos em seus universos íntimos e solitários.

Diante desta constatação fica destruído o constrangimento de se precisar bater papo. Tão natural como a rosa escarlate que apresenta cor, ignóbil como a pegada no pó da estrada,  e sórdido como o abanar de rabo do vira-lata encardido, é o ser humano falar palavras.

------------------------

É para o teu bem, querida
Que dedos meus sejam para acariciar
Tuas intumescidas pétalas de carne
e não para dedilhar as cordas da guitarra elétrica.

------------------------

Ontem,
de tão entusiasmado,
explodi em felicidade e de súbito fiquei triste.

Hoje,
de tão desencantado,
enchi-me de vazio e num lampejo fiquei feliz.

Quê são as sensações?

Estou cansado de as sentir...

------------------------

As pessoas existem como rochas.
Esculpidas na carne pelo Acaso,
compostas de massa de matéria
com fisionomia natural
e alguma personalidade.

Nascem assim, são assim.

E eu as vejo como quem observa paisagens
ou Universos particulares.
------------------------

O sorriso que há em tua face não é teu
pois tu não és de ti própria
mas sim de Deus.

Diante de teus olhos eu amo não a ti
mas à Natureza, que é bela.

------------------------

Um instrumental gajo de minha idade
ontem veio a mim e me disse
"eu quando criança enforcava gansos,
era cruel mas me arrependo"

lembrei-me com memória desbotada
de tardes evanescidas
em que meu pai e minha mãe olhavam de longe
correndo apavorada a criança deles
no campo largo dos parques infantis
com mãos ao alto fugindo de gansos hostis
que grasnavam e intimidavam e mordiam no saco.

não posso m'arrepender, pois continuo assim: covarde e com medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário