sábado, 19 de novembro de 2016

"Eu juro que não entendo pq vc fica se torturando assim, manda a msg e depois fica bolado"

 dedicado a mim mesmo e estimulado pela amiga Ana.
"Não tão complicado demais, mas nem tão simples assim"
É uma questão de expressão. Se sou todo sentimentos, a voz escrita comunicando com sinceridade o que sinto põe-me mais descoberto que uma fotografia de nudez. 

Mas por que me colocar assim tão vulnerável? É uma prática de autenticidade. Acredito que minha alma embruteceria se eu adotasse uma compostura de guardar meu coração num cofre, preservando-o intocável às emoções. Entrego-me porque estou aberto ao prazer e à dor.

Sou forte porque me amparo primeiramente no Deus do meu coração, meu Yoga e minha meditação. Depois, amizades e família me ajudam todos os dias a me levantar novamente. Com fé, persigo a coerência e estabilidade, e sem isto a vulnerabilidade intencional na qual me coloco seria apenas tolice.

O problema maior, Ana, é que eu tenho esta tendência a agradar - chamemos de excesso de benevolência ou complacência desmesurada. Como disse a pombo-gira do terreiro que você própria me levou "aí no seu coração cabe o mundo todo. Você tem que pensar em você mesmo, depois em você mesmo de novo, aí, em você, em você de novo, e daí nos outros".  Percebe?

Então quando eu digitei para você aquela mensagem que me expôs eu estava buscando o equilíbrio entre o que eu tenho que guardar para mim, e o que eu tenho que dizer para que meu corpo sentimental não sucumba! Uma manobra racional sobre emoções; não tão simples mas para a qual eu vou desenvolver discernimento.

O que me preocupa é a reação a ser desencadeada em você - porque não quero te entregar o que você não quer receber. Isto é compreensão, isto é amor. Não quero incidir neste erro - porque se não for para ser bem feito é melhor que eu nem comece. E aqui está a resposta de por que eu fico bolado! O motivo para você ficar ofendida seria eu, desmesurado de paixão, mandando mensagem para você, compromissada.

Sim, quando estou gostando de uma pessoa eu sou carente da opinião dela para corroborar minhas ações. Não tenho vergonha de admitir isso, pois é um elemento da minha personalidade que eu quero modificar. A longo prazo isso levaria à conclusão de que eu me abstenho de mim mesmo apenas para realizar a vontade da outra pessoa, o que desconfigura um relacionamento interpessoal e o rebaixa à qualidade de servidão.

Então, acho que você foi colocada na minha vida como amiga justamente para isso, para eu desenvolver esta economia de sentimentos, o que eu já buscava desde antes, e também como recomendou a pombo-gira "afeto quando é demais, sobra..." 

Aqui esta a resposta.  Um exercício de compreensão que eu tenho certeza vai ser ser positivo para nosso envolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário